cover
Tocando Agora:

Onda de frio termina nesta sexta com alerta de chuvas intensas no Sul; veja previsão para todo o país

Sistema de baixa pressão deve virar ciclone no fim de semana e trazer precipitações volumosas especialmente para o Rio Grande do Sul. Nordeste mantém temporais na costa, enquanto Centro-Oeste e Sudeste têm sol em algumas áreas e temperaturas em elevação.

Onda de frio termina nesta sexta com alerta de chuvas intensas no Sul; veja previsão para todo o país
Onda de frio termina nesta sexta com alerta de chuvas intensas no Sul; veja previsão para todo o país (Foto: Reprodução)

Depois de uma semana fria, com capitais batendo recordes de menores marcas do ano, os termômetros devem voltar a subir nesta sexta e no fim de semana em boa parte do país.


No Sudeste, a alta polar continua influenciando as mínimas, especialmente nas primeiras horas do dia, porém existe uma tendência de aquecimento gradual a partir desta sexta-feira (27). Com isso, as máximas aumentam ainda mais durante as tardes, amenizando a sensação térmica gelada.


Oficialmente, a primeira onda de frio do inverno acaba nesta sexta, mas já perdeu bastante força. Com o afastamento do sistema, há risco de temporais do sul de Mato Grosso do Sul até o norte gaúcho.


No Rio Grande do Sul, precipitações intensas devem ocorrer durante todo este fim de semana, com a formação de uma nova frente fria no sábado (28) associada a um ciclone no oceano, que também trará ventos fortes.


Segundo a Climatempo, essa chuva pode ser contínua e concentrada, acumulando grandes volumes em apenas 24 horas.


No oeste paranaense e catarinense, os acumulados podem chegar entre 30 e 70mm, de acordo com o Instituto


Nacional de Meteorologia (Inmet). Já no Rio Grande do Sul, os volumes podem ultrapassar 100mm no domingo (29).


Temperaturas mais altas

Enquanto o Sul gaúcho enfrenta instabilidade, outras áreas do país terão condições mais estáveis. O interior de São Paulo, Minas Gerais e os estados do Centro-Oeste devem registrar sol e poucas nuvens no fim de semana.


No sábado e domingo (29), as temperaturas também sobem em praticamente todo o país, exceto no Rio Grande do Sul.


Em São Paulo, a máxima pode chegar aos 25°C no sábado e 27°C no domingo. No sábado, a frente fria já se afasta e há possibilidade de chuviscos isolados no início da madrugada no litoral e na região metropolitana paulista.


No Rio de Janeiro (RJ) o amanhecer registra 13°C, mas os termômetros disparam até 32°C durante a tarde desta sexta.


No sábado (28), as condições mudam ligeiramente. A mínima se mantém em 13°C, porém a máxima fica mais amena, chegando aos 27°C, e o céu fica nublado a parcialmente nublado durante todo o dia.


Temporais no Norte e Nordeste
Nesta sexta, grandes volumes de chuva também estão previstos para o Amapá, o litoral de Alagoas e Sergipe. Nessas regiões, as condições seguem bastante instáveis, com céu carregado, alta umidade e pancadas isoladas ao longo do dia.


Em Macapá (AP), o dia será de muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. As temperaturas variam entre 24°C e 32°C, com umidade relativa do ar chegando a 90%. A instabilidade se mantém no fim de semana, com previsão de trovoadas isoladas no sábado (28) e no domingo (29), e máximas que seguem entre 31°C e 33°C.


Já no litoral nordestino, cidades como Maceió (AL) e Aracaju (SE) também permanecem sob influência de umidade vinda do oceano, o que mantém o céu nublado com chuva isolada ao longo do dia.


Em Maceió, os termômetros ficam entre 24°C e 28°C, com ventos fracos a moderados vindos do sudeste. O cenário é semelhante em Aracaju, onde a máxima também não deve passar dos 28°C.


E as chuvas continuam ao longo do fim de semana nessas capitais, com previsão de muitas nuvens e pancadas isoladas até o domingo.


Para Ilha Solteira, a sexta-feira terá dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens. A temperatura mínima será de 20º e a máxima não ultrapassa os 29º graus. 




Clique AQUI para ouvir



Comentários (0)